Roupa para cachorro: os modelos mais comuns e como ajudar seu cão a se adaptar

Alguns tutores são contra colocar roupa nos cães, outros adoram aderir as peças para colocar nos peludos. Mas independente do gosto do tutor, é muito importante levar em consideração como o animal vai se sentir vestido com uma roupa. Alguns cãezinhos adoram, já outros acabam se sentindo extremamente desconfortáveis. Por isso, é importante avaliar e entender como o animal se sente.

Além disso, é necessário entender alguns detalhes importantes, como por exemplo: quando usar, como escolher o tipo de roupa certa, quais são os modelos mais comuns e principalmente como fazer para adaptar o cãozinho à roupa. Por isso, neste artigo, nós vamos te explicar tudo sobre o assunto. Acompanhe até o final!

Quando os cães devem usar roupa?

No geral, os cães devem usar roupas apenas durante o inverno ou em dias em que as temperaturas estão mais amenas. Colocar roupa no animal em dias quentes pode fazer com que ele superaqueça e passe mal. É importante lembrar que os cães possuem pelos e eles, na maioria das vezes, são suficientes para aquecer o animal.

A atenção e cuidado deve ser ainda maior com cães braquicefálicos, tendo em vista que, quando estão com calor, sentem dificuldade para respirar.

Como adaptar o cãozinho à roupa

O animal precisa entender que a roupinha é algo para o bem dele. No início ele provavelmente vai estranhar e não gostar muito da ideia. Por isso, após colocar a roupa no pet, ofereça um petisco e um carinho, ele precisa entender que o acessório não é uma punição e sim algo para o bem-estar dele. E caso ele rejeite e fique estressado, não insista. Os cães não possuem o hábito de se vestir como os humanos.

É preciso respeitar!

O tutor deve ter em mente que ele precisa levar as vontades do animal em primeiro lugar. Logo, se o seu cãozinho demonstra incômodo com a roupa, tire imediatamente. A roupinha deve ser um acessório para dar conforto para o animal e não estresse. Por isso, se ele não gosta, respeite a vontade dele. Caso você insista muito, o animal pode acabar achando que a roupa é uma punição e associará a peça a algo negativo. Tenha cuidado!

Como escolher a roupa certa para o cão?

O tipo da roupa também é muito importante para que o animal se sinta confortável e goste da ideia de usar uma roupa. Logo, é importante evitar tecidos pesados e que possam pinicar e incomodar o animal, como a lã ou tricot. Os tecidos mais escolhidos para roupas de pets são: a flanela, a malha, os de algodão e também o poliéster. Outro ponto importante é evitar roupas que tenham zíperes e outros tipos de penduricalho que o animal pode acabar engolindo, como botões, linhas e outros enfeites.

Além disso, o tamanho precisa ser um pouquinho maior que o cão. Lembre-se que, mesmo com a roupa, os cães precisam expressar seus comportamentos naturais e isso inclui se coçar e se lamber. Uma roupa apertada pode incomodá-lo e fazer com que se esfregue em móveis para tentar tirar. Isso pode deixar o animal estressado e até contribuir para o aparecimento de problemas na pele, como as dermatites.

Tipos mais comuns de roupa para cães

  • Camisetas: As camisetas para cachorro são as mais populares e fáceis de usar, por ser um acessório com um tecido leve. Você pode encontrar blusas estampadas com temáticas de filmes e séries, o que pode tornar o seu pet ainda mais fofo. Opte por camisetas de malha!
  • Casacos: Também existem casacos para cães, feitos com um tecido mais grosso e ao mesmo tempo leve. Alguns possuem forro, outros têm bolso e alguns vêm até com capuz. Contudo, o capuz pode incomodar os bichinhos, por cair no rosto e atrapalhar a visão, por isso, evite este tipo. Para cães muito peludos e braquicefálicos, os casacos não são recomendados pois podem sufocar e superaquecer o pet.
  • Vestidos: Os vestidos acabam sendo também opções bem confortáveis. Mas o vestido para cachorros deve ser feito com um tecido leve e fresco, como a malha. Além disso, evite vestidos com botões ou feitos de tecido duro, pois pode incomodar e até mesmo machucar o pet.Gostou das dicas? Todo o cuidado com seu pet é necessário, por isso, o Pet Elegante tem coleiras, acessórios e roupa para cachorro de qualidade e adequadas para seu cão! Confira!

 

Essas são dicas da Ana Luíza Brant

Digite Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *