gato em cesta olhando para longe

Gatos: 5 Curiosidades Super Importantes

Hoje vamos explorar o misterioso universo dos gatos! Aposto que você se pergunta sobre várias coisas que eles fazem: diferentes tipos de miado, de olhar, de comportamento. Às vezes acabamos confusos tentando decifrar o que eles querem, não é mesmo?

Todo esse enigma que cerca esses animais noturnos tem instigado o ser humano desde tempos antigos. Foi quando seu ancestral, o Felis silvestris, começou a ser domesticado nas margens do Rio Nilo. E de lá pra cá eles já inspiraram deuses e lendas em diversas religiões e culturas ao redor de todo o mundo!

Por isso, fizemos um apanhado de 5 das principais dúvidas sobre esses felinos cheios de charme que a gente tanto ama e que têm um jeito todo especial de demonstrar seu amor por nós:

1 – Por que gatos se esfregam na gente?

Da mesma forma que os cães marcam território com a urina, os gatos, tanto machos quanto fêmeas, se esfregam marcar o ambiente com seu cheirinho. Para eles, tudo que tem seu cheiro é de sua posse, ou seja, eles estão dizendo que você é deles, para que os outros gatos saibam disso! O comportamento também pode sinalizar obediência e carinho, além de ser considerado o primeiro estágio dos “pedidos” deles. Se não forem atendidos, então apelam para os miados.

gato se esfregando na perna de humano
Os gatos se esfregam em nós para deixar seu cheirinho e sinalizar para outros animais que somos deles, e de mais ninguém. Foto: Club Pets.

2 – O que significa o miado dos gatos?

Os gatos podem transmitir mais de 12 tipos de sons, de acordo com pesquisas, incluindo: miado, ronrom, palrice, murmúrio, silvo, uivo, grito, gemido e rosnado. Muitos deles têm nomes estranhos, mas nós conhecemos pelo som, não é mesmo? O silvo, por exemplo, é aquele som que parece o de um bife sendo posto sobre a grelha, e eles soltam quando se sentem extremamente ameaçados e dispostos a lutar. Quanto ao miado, é importante saber que eles muito raramente miam para outros animais: é uma forma de comunicação quase que exclusiva entre gatos e humanos! Então, se seu gato estiver miando, sua intuição está certa: ele está mesmo tentando te dizer algo!

gato de pé pedindo
Para gatos adultos, o miado pode ser considerado uma comunicação exclusiva com os humanos. Eles geralmente miam para pedir algo ou nos avisar sobre alguma coisa. Foto: @kerber / Unsplash.

3 – Por que os gatos gostam de “afofar” ou “amassar pão”?

Isso é algo que vem de berço, os gatinhos aprendem a empurrar com as patinhas para ajudar o leite a sair das mamas da mãe, e esse momento da amamentação é marcado como o mais confortável de suas vidas: quando são bebês e estão ali com sua mamãe, mamando. Por isso, eles continuam com esse hábito sempre que se sentem muito confortáveis (especialmente no nosso travesseiro, não é mesmo?).

gatos filhotes abraçados cobertor
Se seu gato reproduz com você hábitos de quando era filhote, ele se sente extremamente confortável ao seu lado! Foto: @mewmewmew / Unsplash.

4 – Por que meu gato arranha os móveis?

A gente realmente ama que os gatos façam parte da nossa família, mas, mesmo assim, não queremos que eles destruam os móveis de casa, não é? Antes de entendermos o que fazer para evitar esse comportamento dos felinos, é importante a gente ter em mente que eles fazem isso por puro instinto: um dos principais motivos é afiar as unhas para não se sentirem indefesos. Para dar uma amenizada nesse instinto todo, uma alternativa bacana é colar um pequeno pedaço de fita dupla face nos principais móveis que eles adoram arranhar (eles detestam a sensação que isso dá, e vão ficar longe de lá).

gato arranha sofá deitado
Procura uma solução para seu gato parar de arranhar os móveis estofados, sem prejudicá-lo? A fita adesiva é a melhor alternativa! Foto: Mother Nature Network.

5 – Como fazer um gato me amar?

Essa é um pouco mais complicada, mas existem estratégias sim para isso, não se preocupe! É claro que, se você dá carinho, amor, atenção e cuidados ao bichano, ele já te ama, mas talvez não demonstre o que sente da forma como você gostaria. Para que um gato goste de ficar por perto, é importante entender que eles não gostam de ser encarados. Em confrontos entre felinos, a tática mais utilizada é o olhar fixo, e o primeiro que pisca e desvia o olhar está se rendendo, demonstrando respeito ou submissão ao vencedor.

Por isso mesmo, um dos maiores sinais de afeto no mundo dos gatos é a seguinte sequência: piscar lentamente e então desviar o olhar (isso é conhecido como “beijo de gato“). De forma geral, se você não ficar encarando um gato, não irá parecer ameaçador a ele, e isso criará mais chances de que o felino goste de você. Curioso, não?

gato olhando fixo na mesa
Assim como as pessoas, gatos não gostam de ser encarados fixamente. Se você fizer isso, provavelmente parecerá uma ameaça e não atrairá sua atenção. Foto: Wall Shade.

Ufa! Com isso, acredito que entendemos um pouquinho mais sobre esses enigmas de quatro patas que tanto amamos! Deixem nos comentários se você descobriu algo novo sobre os bichanos com esse post, ou se têm algo a adicionar! 🙂

  • Carolaine Dias

    Nossa adorei o conteúdo e de primeira qualidade parabéns mesmo. Vou compartilhar com meus amigos Obrigada

Digite Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *