caminha para cachorro lareira

Caminha para Cachorro: Por Que Seu Cão Precisa de Uma?

Hoje vamos mostrar alguns dos inúmeros benefícios de adquirir uma caminha para cachorro. Sabemos que os tempos são outros e hoje dificilmente vemos pets esticados no chão da cozinha, enroladinhos em caixas de papelão ou aconchegados em um canto do quintal. Esses ambientes podem ser confortáveis também para seu cão, tudo depende do costume. Porém, ainda que seu cachorro possa dormir em qualquer lugar, isso não significa que seja recomendado.

Como tutores de pets, é muito importante reconhecermos a importância de que nossos cães tenham uma caminha própria. É um cantinho quente onde podem dormir confortavelmente ou tirar sonecas durante o dia. Além disso, é onde podem sentir-se seguros e relaxados para ter um sono de qualidade.

Então vamos lá? A seguir listamos os principais motivos para você adquirir a caminha ideal para seu cão e beneficiar tanto seu pet quanto você mesma(o):

Conforto Inigualável

É claro que esse é o motivo número 1 para você querer adquirir uma caminha para seu cachorro. Antigamente víamos nossos pets com outros olhos. Mantínhamos eles no quintal, onde deviam se aconchegar em um paninho ou, com sorte, em uma casinha própria. Mas entrar em casa, jamais! Já hoje o cenário é outro, reconhecemos que nossos bichinhos de estimação são filhinhos de quatro patas para nós. Justamente por isso merecem também o melhor da comodidade na hora de descansar.

O chão nunca é uma boa alternativa de descanso para seu pet, especialmente por poder causar problemas como artrite e outros que mencionaremos mais adiante. Enquanto um simples cobertor antigo enrolado pode parecer a solução ideal para a questão, será que seu material é realmente adequado para a saúde do seu pet?

Saúde para seu Cão

Conhecidos com o estranho nome de escaras de decúbito, os calos nos cotovelos dos cães são uma das principais preocupações estéticas de tutores de cachorros. Eles afetam principalmente aqueles de raças grandes e pelos curtos – mas também afetam os pequenos e os peludos. São como falhas na pelagem local, mais recorrentes em cães idosos e em algumas raças com predisposição maior, como o Labrador.

Escaras de Decúbito ou Calos em Cachorro
Os calos aparecem com o tempo caso o cão se deite sempre em superfícies duras ou ásperas. Foto: Web Cachorros.

Os calos são formados com o tempo por conta das sonecas em superfícies rígidas e ásperas, como é o caso do concreto, da madeira e de vários tipos de pisos ou até mesmo tapetes e carpetes. A pressão feita pelo peso do cão sobre as extremidades dos ossos é a responsável pelo surgimento dos calos. Isso ocorre de forma semelhante ao que ocorre com nossos pés, quando andamos muito descalços: a pele vai engrossando para proteger a região. Dessa  forma, tendo uma caminha para cachorro ou uma toca confortável, seu cãozinho vai continuar com as patinhas em perfeito estado e ter muito mais bem-estar ao deitar-se.

Mais Higiene

Um estudo da Universidade do Arizona sobre a presença de bactérias em nossas casas revelou que o chão da cozinha possui duas vezes mais bactérias do que a lixeira, por exemplo. Foi comprovado que cerca de 90% dos germes dos nossos sapatos são transferidos para o chão de casa, e o mesmo se aplica às patinhas dos seus pets, após chegarem daquele passeio no parque. Como os cães podem dormir nas mais diversas posições imagináveis, imagine que seu pet pode acordar de uma soneca infestado de bactérias em sua pelagem, caso não tenha opção senão deitar-se no chão.

Cachorro Deitado no Chão da Cozinha
Se seu cão deita no chão de ambientes expostos à sujeira, pode ser que grande parte das bactérias fiquem em sua pelagem. Foto: Flickr.

Ainda que os cachorros sejam, em geral, mais resistentes a grande parte das bactérias do que nós, eles também podem ser afetados por esses germes. Além disso: eles sobem no sofá, na cama e no nosso colo, deixando toda essa sujeira que pode ser perigosa para todos nós. Ter uma caminha para cachorro fará com que seu cão prefira sempre deitar-se lá. E isso acaba diminuindo grandemente seu contato com as superfícies mais infestadas de bactérias na casa.

Limpeza Fácil

Você certamente já teve que tirar pelos do seu cão do carpete ou tapete, do sofá, da cama, do chão e de todos os demais lugares da casa, não é mesmo? Mas e se grande parte desses pelos se concentrassem em um só lugar, com zíperes para remoção do revestimento e material fácil de limpar? É claro que isso tornaria a dura tarefa de manter a casa limpa muito mais fácil!

Com uma caminha para cachorro, ele sempre preferirá deitar lá do que em qualquer outro lugar da casa. A menos que haja comida nesse lugar ou que alguém o chame, é claro. Assim a cama do seu cãozinho se torna um ambiente multifuncional. Lá ele pode se coçar, sacudir os pelos, lamber-se, morder seus brinquedos e muito mais à vontade. Com isso, deixará todos os vestígios e odores de suas atividades em um mesmo local.

Caminha para Cachorro é Sinônimo de Segurança

É ideal para os cães que eles possuam um refúgio, um lugarzinho sagrado para onde podem ir e ficar absolutamente em paz, sem preocupações, sentindo-se seguros e sem serem importunados. Assim como todos os demais integrantes da família, o cachorro precisa de espaço às vezes, e é importante respeitar esses momentos. Mas, e se seu cão faz do sofá seu santuário, e se sente aborrecido quando vamos nos sentar lá para assistir televisão? E então se ele acampar em nossa cama com seu brinquedinho favorito e querê-la toda para si?

Tendo uma cama especial para seu cachorro, você não só evitará que ele tome para si lugares que não deveriam ser tomados, mas também proporcionará ao bichinho a sensação de estar sendo valorizado pelo restante de sua “matilha” – sua família –, por estarem disponibilizando a ele um local que pode definitivamente chamar de seu.

Caminha para Cachorro Estampa Baleias
Uma cama especial para seu cãozinho contribuirá de diversas formas com seu bem-estar, contanto que seja um produto de qualidade. Esse modelo da Emporium Distripet é um ótimo exemplo!

Esses são os principais motivos para você correr e adquirir uma cama para seu cachorro. Se você souber de mais benefícios ou tiver uma dúvida, deixe pra gente nos comentários! 🙂

Digite Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *