Frete Grátis a partir de R$ 89. Aproveite!
Plaquinha de Identificação: 4 Motivos para Seu Pet Ter Uma

Plaquinha de Identificação: 4 Motivos para Seu Pet Ter Uma

A maioria das pessoas concorda que uma plaquinha de identificação é muito importante para a segurança de seus pets. Porém, um estudo do ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals - ONG norte-americana) revela que a prática é outra. Apenas cerca de um terço dos tutores de pets americanos realmente garantem uma plaquinha de identificação para seus bichinhos. Por que será? Ainda não há um estudo no Brasil com dados sobre a situação brasileira nesse cenário, mas a preocupação também nos atinge. Por que será que ainda temos tantos pets sem identificação nos lares do país? Acreditamos que grande parte das pessoas reconhecem a importância da placa de identificação para cachorros e gatos. Contudo, muitos não conhecem motivos específicos e sólidos para isso. Por isso trazemos aqui um apanhado de 4 dos principais motivos para você correr e adquirir uma plaquinha de identificação para seu pet. Descubra aqui: o que gravar na plaquinha de identificação do seu cão ou gatinho!

1 - Seu pet pode se perder

Há sempre uma chance de que seu animal acabe fugindo ou se perdendo. De acordo com a Found Animals Foundation, 1 em cada 3 pets acabam se perdendo em algum momento de sua vida. Cerca de 90% dos que não possuem uma plaquinha de identificação jamais conseguem retornar a seus lares. Outro estudo apontou que o Brasil possui mais de 30 milhões de animais abandonados em todo o território nacional. Além disso, grande parte desse número alarmante se deve às fugas de pets que, sem uma forma eficaz de identificação, não podem ser devolvidos a suas famílias. Uma plaquinha de identificação garante que seja fácil para a pessoa que encontrar seu bichinho entrar em contato com você. Com isso, aumentam as chances de um final feliz!
cachorro perdido labrador com guia na boca

2 - Imprevistos acontecem

Um simples animalzinho passeando na calçada enquanto seu pet está dentro do carro, e as janelas abertas. Esse cenário é muito comum, e ilustra os riscos que surgem diariamente. São incontáveis os fatores que podem levar um cachorro ou gato a sair andando por aí, a dispararem em direção a algo ou alguém. Enfim, tudo pode despertar a curiosidade de um animalzinho ou fazê-lo fugir sem rumo. Ainda mais preocupante é pensar que, provavelmente, esses eventos têm grande chance de chamar mais a atenção do pet do que você chamando-o de volta. O fato de seu pet viver sempre dentro de casa ou em apartamento diminui a quantidade de fugas, em geral. Porém, também pode ser algo preocupante: caso seu animalzinho consiga escapar, por não ter vivência nas ruas, é mais provável que acabe se perdendo e não conseguindo retornar para casa. Nesse caso, o melhor a se fazer é se prevenir com uma plaquinha de identificação.
gatinho olhando para câmera

3 - Animal de família

Para utilizar uma plaquinha de identificação, seu pet precisa de uma coleira, corrente, colar ou outros acessórios para pets que permitam acoplar o pingente. Por isso, haverá uma distinção clara em seu bichinho, quando, em caso de uma fuga, estiver andando perdido pelas ruas. O acessório indica que alguém cuida dele, que o cachorro ou gato possui um lar. Grande parte das pessoas somente cogita se aproximar de um animal solto caso haja evidências de que este é realmente domesticado. As pessoas procuram indicações de que o pet possui as vacinas em dia e não tenha doenças contagiosas. Com um acessório e a plaquinha de identificação, as chances de alguém se aproximar do seu pet e ver as informações para entrar em contato crescem muito, facilitando o reencontro com seu bichinho.
cachorro shih tzu com coleira e pingente

4 - Plaquinha de identificação ou microchip?

Sem dúvidas a forma mais rápida de levar seu pet de volta para casa é por meio de uma plaquinha de identificação. O microchip é uma invenção relativamente nova que, infelizmente, ainda não chegou a todos os cantos do mundo de forma efetiva. Para que o microchip seja realmente eficaz, é necessário um leitor de microchip - algumas vezes específico da mesma marca do implante -, encontrado em poucas clínicas veterinárias no Brasil. Sem o leitor, o microchip não fornece qualquer informação. Além disso, não é notável a olhos nus, ou seja, com ou sem o chip, seu cão ou gato parecerá um animal de rua qualquer aos olhos alheios. Com uma plaquinha de identificação, por outro lado, é fácil notar que o pet possui informações a serem lidas - informações acessíveis, aliás.
gato com pingente de identificação
No final das contas, possuir uma plaquinha de identificação pode vir a salvar a vida do seu bichinho querido. Felizmente, há lojas onde você pode comprar placas e pingentes com gravação personalizada com ótimo preço de forma simples e rápida. Uma dica bacana é buscar cores ou materiais chamativos para destacar a plaquinha de identificação em contraste com o pelo do pet, tornando o item mais facilmente visível. Isso pode, além de dar um toque de elegância a mais em seu bichinho, ajudar a salvá-lo em uma situação inusitada.